Iguatemi, Tera Feira, 27 de Outubro de 2020

Brasil tem 19 estados em queda na média de mortes por covid-19 e 2 em alta

0

 

Dezenove estados apresentaram queda na média móvel de mortes nesta quinta-feira (15), segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte. Dois apresentaram alta.

Piauí (36%) e Paraíba (19%) foram os estados que apresentaram alta na variação da média de 14 dias. Cinco estados e o Distrito Federal mantiveram estabilidade.

Pelo terceiro dia consecutivo, o país registrou média abaixo de 500, um feito que não ocorria desde 7 de maio. Foram 497 mortes em média nos últimos 7 dias, com queda de -26% em relação ao mesmo período de 14 dias atrás.

Todas as regiões apresentaram queda: Centro-Oeste (-27%), Nordeste (-31%), Norte (-46%), Sudeste (-20%) e Sul (-30%).

Para medir a situação das mortes por causa da covid-19, especialistas indicam usar a média móvel dos óbitos, que calcula a média de registros observada nos últimos sete dias. A operação é a mais adequada para observar a tendência das estatísticas, por equilibrar as variações abruptas dos números ao longo da semana.

O consórcio de veículos de imprensa adotou esse período para verificar as oscilações na média móvel. É possível falar em queda nos números quando a diminuição é maior do que 15% se verificado nos últimos 14 dias —no caso, o período das duas últimas semanas. Caso os números aumentem mais do que 15%, há aceleração da epidemia. Valores intermediários indicam estabilidade.

UOL

 

 

 

Share.

About Author

Leave A Reply