Campanha “Somos 70 por Cento” ganha forte adesão

 

O economista Eduardo Moreira iniciou despretensiosamente uma campanha nas redes sociais denominada “Somos 70 por Cento”, em alusão aos praticamente 70% de entrevistados pela última pesquisa Datafolha que reprovam a aproximação do presidente Bolsonaro com o chamado “Centrão”. A campanha alcançou até o momento mais de 42 mil tuites.

Em seus tuites, Eduardo Moreira relata que “70% rejeitam aproximação ao Centrão (Datafolha); 70% acham Bolsonaro Péssimo/Ruim/Regular; 70% apoiam medidas de isolamento Mais de 70% sabem que a terra é redonda #Somos70porcento”. O levantamento do Instituto Datafolha entrevistou 2.069 pessoas, com margem de erro de dois pontos percentuais.

Em entrevista à Fórum, Eduardo relatou sobre o sentimento que os que não apoiam o atual presidente tem de que não são a maior parte da população: “O curioso é que a gente age como se fossemos minoria, e eles agem como maioria. Falam, gritam, colocam medo em todo mundo. Mas somos maioria, quem tem que ter medo são eles”, afirmou.

O movimento atual do economista ganhou força em meio à um momento de muitas manifestações políticas e sociais sobre o caso de assassinato de George Floyd, nos EUA, que está gerando há dias protestos no país e muita violência. “É muito importante que tenhamos uma frase [#Somos70porcento], como os Estados Unidos, que adotaram a frase ‘I can’t breath’ [em referência à palavra de ordem nos protestos antirracistas nos EUA após a morte de George Floyd]”, e continuou, “É preciso que as pessoas percam o medo de se posicionarem. Não precisamos ter medo de nada”.

Em força de contra-campanha, os apoiadores do presidente subiram a hasgtag “Somos 57 milhões”, em alusão as 57 milhões de pessoas que votaram em Bolsonaro para a presidência.

Xuxa Meneghel adere campanha contra Jair Bolsonaro: ”Somos 70 por cento”

Xuxa Meneghel aderiu a campanha contra Jair Bolsonaro (sem partido), que ganhou força nas redes sociais neste sábado (30).

A apresentadora publicou um vídeo no Instagram com a hashtag #somos70porcento, no qual aparece vestida com casaco e calça nas cores amarelo e azul, respectivamente, além de uma bandeira do Brasil desenhada em sua barriga. Na época, em 1998, ela estava grávida de Sasha Meneghel. “Estamos chegando”, diz ela na publicação.

Nos comentários, os seguidores apoiaram Xuxa e ainda brincaram com a situação. “Rainha faz assim”, disse uma. “Muito bom esse trocadilho… gênio”, elogiou outra. “Quando não está coberta de monange está coberta de razão!”, brincou uma terceira.

A tag ‘somos 70 por cento’ foi criada pelo economista Eduardo Moreira em referência a última pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, que entrevistou 2.069 pessoas. “O problema do Brasil é que os 70% se sentem como 30% e os 30% como 70%. É hora de agir com coragem”, escreveu ele no Twitter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *