Consórcio Conisul promoveu 1º Encontro de Formação do Coletivo Educador

 

Na última quinta-feira (26/04), o Consórcio Conisul, sob a presidência do Prefeito Bispo, promoveu o 1ª Encontro de Formação do Coletivo Educador, com o objetivo de capacitar educadores para articulação de programas e projetos de desenvolvimento territorial sustentável. O evento aconteceu na Biblioteca de Educação Ambiental do município de Eldorado, e contou com a presença da vice-prefeita de Eldorado Fabiana Lorenci, da vice-prefeita de Mundo Novo Rosária Lucca Andrade e demais autoridades.

Segundo a secretária Executiva do CONISUL, Edina Brindarolli – Coordenadora do Projeto, a ação contou com a parceria da ITAIPU BINACIONAL – representada pela Gerente de Educação Ambiental, Leila de F. Alberton, e por Carmem Romagna de Lima; do ICMBio – representado pelo Chefe do Parque N. Ilha Grande, Tércio Abel Pesente; da Prefeitura M. de Toledo – representada pela Secretaria M. de Educação, Tania Lageman, e pela Secretaria M. de Meio Ambiente, Lilian Queli Ferreira Cardoso; do IBAMA, representado por Vicente R. Moraes; e da UEMS – representada pelo Gerente da Unidade de Mundo Novo, professor Leandro Marciano Marra.

O PROJETO

Coletivos Educadores são conjuntos de instituições que atuam em processos formativos permanentes, participativos, continuados e voltados à totalidade e diversidade de habitantes de um determinado território. O Coletivo Educador é, ao mesmo tempo, resultado e realizador do Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA) e do Programa Nacional de Formação de Educadoras e Educadores Ambientais (ProFEA).

O papel de um Coletivo Educador é promover a articulação institucional e de políticas públicas, a reflexão crítica acerca da problemática socioambiental, o aprofundamento conceitual e criar condições para o desenvolvimento continuado de ações e processos de formação em Educação Ambiental com a população do contexto, visando a sinergia dos processos de aprendizagem que contribuem para a construção de territórios sustentáveis.

Os Coletivos Educadores favorecem a continuidade das propostas de formação, a otimização de recursos locais, regionais e federais, a articulação de programas e projetos de desenvolvimento territorial sustentável. Para que o desenvolvimento de processos educacionais amplos, continuados, sincrônicos e permanentes, perpassem todo o tecido social há a necessidade da conjunção de recursos e competências que dificilmente se encontram numa única instituição.

(Fonte: CONISUL – Secretaria Executiva)

00_CONISUL__001 00_CONISUL__002 00_CONISUL__003 00_CONISUL__004 00_CONISUL__005 00_CONISUL__006 00_CONISUL__007 00_CONISUL__008 00_CONISUL__009 00_CONISUL__010 00_CONISUL__011 00_CONISUL__012

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *