Iguatemi, Tera Feira, 20 de Agosto de 2019

Fernando Rufino fará “passeio” da Praia da Amizade, em Itaquiraí, até a ponte Ayrton Senna

0

Cawboy da Canoagem se prepara para Mundial na Hungria e quer vaga na Paralimpíada de Tóquio

Jandaia Caetano

Um dos destaques da canoagem brasileira – conquistou quatro medalhas de ouro no último Brasileiro, em Curitiba – Fernando Rufino, de Itaquiraí é conhecido nacionalmente como o Cowboy da canoagem (claro, pelo seu estilo country). No próximo dia 26 (sábado), Fernando fará um “passeio”, com saída da Praia da Amizade, em Itaquiraí, até a Ponte Ayrton Senna, em Mundo Novo – Guaíra.

No meio do percurso (mais de 100 Km) o canoísta irá parar no Porto Morumbi, em Eldorado, para almoçar. O ex-peão de rodeio projeta as Paralimpíadas de Tóquio 2020, já que por um problema cardíaco foi vetado dos Jogos do Rio (após conquistar a vaga). Antes tem um grande desafio: o Mundial da Hungria, em agosto.

Neste sábado (19), o paracanoista sai logo cedo da Prainha da Amizade e rema até o Porto Camargo, em Icaraíma (PR). Após almoçar lá e descansar um pouco, ele retorna. Segundo o próprio ele vai contra a correnteza e volta “a favor dela”.

Fernando está treinando em Itaquiraí uma temporada, com o devido fortalecimento muscular na academia e alimentação regrada que um atleta de ponta precisa. O campeão de 33 anos agradece o apoio do amigo Brito, dos vereadores Careca e Varley e do prefeito Ricardo, além do setor de Comunicação da prefeitura da sua cidade.

Rufino ficou paraplégico em 2005, após acidente com ônibus escolar (caiu pela porta e o veículo passou por cima de Fernando). Após quatro anos de recuperação conheceu a paracanoagem. O novo esporte lhe proporcionou realizar o sonho de “conhecer o mundo”. O itaquiraiense é medalhista no último Mundial e pretende repetir a dose na Hungria, mas após a decepção do Rio 2016 o “cowboy de aço” não esconde que seu objetivo é Tóquio 2020.

Fonte: Sobrinho News
3-7-560x420 7-6-745x420 Fernando-Rufino-696x461
Share.

About Author

Leave A Reply