Japorã propõe projeto piloto de reforço e recuperação na alfabetização

A secretaria municipal de Educação Veridiana Barbosa da Silva lançou no dia 01/08 o Projeto Piloto “Reforço e Recuperação na Alfabetização em tempos de pandemia” onde prevê a contratação de um professor auxiliar de turma que irá trabalhar com o professor regente, e no dia 11/08 reuniu-se com a direção, direção adjunta, coordenadores e representante do legislativo Dorival Velasques da Aldeia Porto Lindo para explanar o projeto piloto, objetivando intersetorializar professores indígenas e não indígenas, ressaltando que não podemos esquecer que as escolas são, na verdade, agências de reprodução social, econômica e cultural e que, o desafio da educação escolar indígena é se propor um sistema de ensino de qualidade e diferenciado, no sentido de atender as especificidades de um povo diferente da sociedade nacional, considerando a importância de haver a integração e prezando um conhecimento de qualidade e com reforço garantindo o aprendizado dos alunos no Ensino Fundamental I, objetivando que os alunos recuperem o tempo e o aprendizado em que ficaram afastados da sala de aula em virtude da pandemia.
O representante do legislativo na Aldeia Dorival agradeceu a iniciativa da secretaria, em possibilitar que os professores indígenas sejam valorizados em igualdade ao não indígenas, ressaltando a oportunidade que a secretaria está dando para que sejam incluídos no contexto escolar sem discriminação.
Segundo a secretaria já temos professores auxiliares indígenas na sala de aula da Escola Municipal José de Alencar, e daremos início na intersetorialidade com professores auxiliares não indígenas na Escola Tekoha Guarani – Polo e extensões serão não indígenas, promovendo a integração cultural.

Fonte: O Liberal News

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