Iguatemi, Quarta Feira, 17 de Julho de 2019

Prefeitura de Itaquiraí incentiva o plantio de capim Kurumi em apoio à bacia leiteira

0

-Através do Projeto Top 10 foram instalados cinco bancos de mudas em parcerias entre a Secretaria de Agricultura e Embrapa-Dourados-

(Roney Minella) – A Prefeitura de Itaquiraí, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária em parcerias com a Embrapa Agropecuária-Oeste em Dourados e suporte técnico da Du Campo está incentivando o plantio da nova variedade de pasto, o capim-elefante da Embrapa: BRS Kurumi.

Para o projeto piloto foram instalados cinco bancos de mudas, atendendo produtores interessados dos assentamentos Indaiá, Sul Bonito e Santa Rosa. O plantio da nova variedade de capim faz parte do Projeto Top 10 de incentivo à bacia leiteira conforme proposta determinada pelo prefeito Ricardo Fávaro Neto, de apoio à agricultura familiar, anunciada no dia 26 de outubro do ano passado.

O secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Ivanir Vieira (Vani), acompanhado pelo veterinário Wesley Fávaro, responsável técnico Luiz Felix e pelo representante da Du Campo, Marcio Mansani, visitou na tarde de ontem (06), uma das propriedades do Sul Bonito utilizada como banco de mudas. “Estou impressionado com o que vi. Aliás, estou entusiasmado porque o desenvolvimento do capim Kurumi superou todas as nossas expectativas. Até estou interessado em cultivar o Kurumi”, afirmou o secretário.

ACOMPANHAMENTO

Para o implantar a experiência da variedade Kurumim como novo pasto para o gado leiteiro, a Prefeitura de Itaquiraí disponibilizou apoio logístico com transporte de mudas vindas do município de Dourados. Assim, foi possível atender, inicialmente, 10 produtores e associações rurais. Para atender as associações do Indaiá, Represa e APAR o responsável pela área é Hélio Cato. Já no Indaiá (Aplini) ficou responsável pelo banco de mudas Eduardo/Luiz Félix.

No Sul Bonito a responsabilidade pela área de cultivo do Kurumi é de Haroldo de Morais Oliveira. No Sul Bonito 2, sendo a Associação 24 Junho e Cooperleite a responsabilidade é de Ewaldo  Amaral da Silva. Para atender as associações Nova Esperança e São Luiz, no Santa Rosa, assumiu a responsabilidade do banco de mudas o produtor deleite Avarildo Rodrigues.

A nova cultivar colocada à disposição dos produtores de gado leiteiro de Itaquiraí batizada de capim-elefante da Embrapa: BRS Kurumi é destaque entre as cultivares voltada para o pastoreio direto, se caracteriza por apresentar alto potencial de produção de forragem com excelentes características nutricionais, o que possibilita ao produtor de leite intensificar a produção animal com menor uso de concentrado.

“Esses materiais poderão contribuir para solucionar os problemas enfrentados pelos produtores em relação à alimentação do rebanho leiteiro, especialmente durante a estação das secas”, disse o Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agropecuária Oeste, Auro Akio Otsubo. Ele explica que as pesquisas desenvolvidas pela Embrapa demonstraram que o capim elefante pode produzir cerca de 50 toneladas de matéria seca por hectare/ano, uma média de 30% a mais do que as demais cultivares disponíveis”.

“O custo com a silagem de milho é bem elevado e acredito que com esse novo capim poderemos reduzir as despesas e aumentar a produção. Esta é uma das metas do projeto e atende a determinação do prefeito Ricardo, visando resolver um dos problemas da alimentação do gado em áreas da agricultura familiar. Realmente é uma mão amiga do Município ao pequeno produtor”, afirma o técnico Márcio Mansani.

Secretário de Agricultura e Pecuária Ivanir, responsável Luiz Félix e Wesley Fávaro, entusiasmados com o banco de mudas do capim Kurumi cultivado em assentamento de Itaquirai

Secretário de Agricultura e Pecuária Ivanir, responsável Luiz Félix e Wesley Fávaro, entusiasmados com o banco de mudas do capim Kurumi cultivado em assentamento de Itaquirai

Avarildo Rodrigues, do Santa RosaGuassu, acompanha desenvolvimento do capim Kurumi

Avarildo Rodrigues, do Santa RosaGuassu, acompanha desenvolvimento do capim Kurumi

3a4f7a2d-59de-4fed-ada7-d57a62552e93 098e56a0-2918-4809-86b8-8a97be580d08 ce6e04d0-8207-4175-b868-8de9de0118f3

Share.

About Author

Leave A Reply