Prefeitura oferece curso de Operador de Retroescavadeira a 10 pessoas de Itaquiraí

 

Roney Minella) – Numa parceria que envolve a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulher de Itaquiraí, Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Sindicato Rural Patronal de Naviraí e Secretaria Municipal de Obras, a Prefeitura de Itaquiraí está oferecendo gratuitamente o Curso Profissionalizante de Operador de Retroescavadeira.

O instrutor do Senar, David Bambil Dias, está ministrando um total de 24 horas de curso para dez alunos previamente inscritos pela Coordenadoria da Mulher, dentre eles, uma mulher. Ele iniciou com as aulas teóricas e, nesta quinta-feira (24-05), está realizando a aula prática, no pátio da Garagem da Secretaria Municipal de Obras, parceira do projeto de profissionalização.

De acordo com o conteúdo programático, o curso está preparando profissionais para realizarem manutenção básica de máquinas pesadas e operá-las, remover e drenar solos e executar construção de aterros, abertura de valas, canais e carregamento. “Durante o curso falamos sobre os modelos de retroescavadeira, fazemos a apresentação da máquina, dos componentes e suas funções, e ensinamos os alunos a identificarem os comandos e dispositivos de controle: Alavancas, Simbologia, instrumentos do painel e as técnicas de operação”, informa David Dias.

Além disso – acrescenta o instrutor do Senar – a Manutenção preventiva diária (Check-list); Normas de segurança na operação; Direção defensiva na operação; Procedimentos inadequados e Operação de Embarque e Desembarque também fizeram parte do treinamento. “Todo este conteúdo está em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT”, garante David Dias.

“Este é o resultado de mais uma articulação da Coordenadoria da Mulher, visando atender o interesse e necessidade dos próprios participantes. Porém, o curso só está acontecendo devido ao aval da Administração Municipal, com apoio do prefeito Ricardo Fávaro, que determinou buscarmos parcerias para a realização de cursos desta natureza. Assim, cumprimos um papel de fundamental importância social, de oferecer conhecimento, profissionalização, enfim, garantir capacitação para que os participantes possam conquistar uma vaga no mercado de trabalho ou, então, melhorar o desempenho em seu local de trabalho, permitindo o aumento de renda”, justifica a coordenadora de Políticas Públicas para Mulher, Lucy Margarene Rozo Zampiva, ao parabenizar os participantes do curso.

Fotos: Guiomar Biondo

Alunos do curso de Operador de Retroescavadeira, ao fundo a Coordenadora Lucy Zampiva e o instrutor do Senar, David Dias DSC_0015 Durante aula teórica do curso de Operador de Retroescavadeira, instrutor ensina desde a manutenção da máquina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *