Como criar uma rotina matinal ideal, segundo especialista em gestão de tempo

Você consegue manter uma rotina matinal que de fato seja benéfica para o seu dia? Talvez você já tenha tentado seguir os passos de algum CEO famoso e não tenha conseguido um efeito positivo. Para Anna Dearmon Kornik, coach de gerenciamento de tempo, tentar encaixar os hábitos dos outros na própria rotina é um dos maiores erros na hora de construir os costumes matinais.

Ainda assim, como aponta uma matéria do Inc., estabelecer uma rotina pode de fato contribuir para que você se aproxime do sucesso. Confira quatro passos sugeridos por Kornik para criar os seus próprios hábitos e ter uma manhã mais produtiva.

1. Divida as atividades da manhã em duas listas

Na primeira lista, inclua tudo o que você precisa fazer, como escovar os dentes ou passear com o cachorro. Na outra, coloque aquilo que você gostaria de fazer todas as manhãs, como meditar, correr ou escrever em um diário.

2. Comece a montar sua rotina pelo último item

A partir dessas listas, você vai criar a rotina. Primeiro coloque as atividades na ordem cronológica. Por exemplo, se você escova os dentes primeiro, depois se veste e depois faz o café, ordene os itens dessa maneira. Depois, você deve começar a pensar a sua rotina a partir do último item da lista.

Você já sabe em qual horário começa a trabalhar todos os dias. Então, pense que o último hábito deve terminar com uma folga antes de iniciar o expediente. “Então você pensa: ‘OK, quero estar em minha mesa às 8h50.’ Isso significa que terminarei de deixar as crianças na escola às 8h40, o que significa que estaremos saindo de casa às 8h15, então elas precisam começar a calçar os sapatos pelo menos às 8h10″, exemplifica Kornik.

Muitas vezes, segundo ela, costumamos subestimar o tempo gasto nas atividades. Então, pode ser útil calcular por algumas manhãs quanto tempo você gasta em cada um desses itens para melhorar a rotina. Também é importante levar em consideração o tempo de deslocamento de um lugar para o outro.

3. Certifique-se que essa rotina funciona no mundo real

Depois de montar sua rotina dessa maneira, você saberá o horário que precisa acordar. Se esse horário for próximo do que você já está acostumado, você já pode experimentar a rotina no mundo real.

No entanto, se o horário não for prático para o seu dia a dia, é hora de adaptar a rotina. Você pode diminuir a duração das atividades, movê-las para outro momento do dia ou excluí-las.

4. Repita e melhore

Kornik acredita que, após colocar a rotina em prática, você aprenderá muito, mas também vai querer fazer alguns ajustes, por isso é importante estar aberto a mudar as suas atividades e prioridades, sejam elas relacionadas a sua vida pessoal ou ao trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *