Eldorado – PRF prende motorista de carreta com carga milionária de eletrônicos contrabandeados
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a apreensão de uma vasta quantidade de equipamentos eletrônicos de alto valor, transportados de forma ilícita e escondidos em uma carga de sucata. A abordagem ocorreu na tarde de quarta – feira(08/10), por volta das 16h30min, no km 40 da BR-163, no município de Eldorado.
A equipe da PRF abordou uma carreta Scania/G 420, de cor branca, conduzida por “W.”, que ao ser questionado inicialmente sobre o trajeto e a carga, ele informou que havia saído de Guaíra-PR pela manhã, ido a Sete Quedas-MS para carregar sucata, e teria como destino final as cidades de Londrina-PR e São Paulo-SP.
No entanto, ao ter os documentos solicitados — tanto os pessoais quanto os da carga —, o motorista mudou a versão, alegando que havia se deslocado de Guaíra para Eldorado na terça-feira (07/10) para fazer a vistoria de transferência do caminhão, e só depois teria ido a Sete Quedas para carregar a sucata.
Ao confrontar a nota fiscal apresentada com a carga no compartimento, os policiais descobriram, no meio da sucata, diversas caixas de equipamentos eletrônicos de forma oculta.
Questionado sobre a carga ilícita, “W.” alegou que apenas acompanhou o início do carregamento e não havia observado os eletrônicos, afirmando desconhecer o transporte ilegal e não quis fornecer mais detalhes.
A carga apreendida revela a dimensão do esquema de descaminho. No total, foram encontrados e apreendidos, em meio à sucata:
– 1.228 unidades de iPhone Apple;
– 500 unidades de Smartphone Readme 14C;
– 404 unidades de Smartphone Realme C75;
– 388 unidades de Macbook Apple;
– 288 unidades de Smartphone POCO;
– 30 unidades de iPad Apple;
Além de 77 relógios Garmim, 4 relógios Apple, fones de ouvido, Tags Apple, canetas Apple, caixas de perfumes e diversos equipamentos de informática (memórias). As mercadorias apreendidas estão avaliadas em mais de R$ 21 milhões.
O motorista, “W.”, recebeu voz de prisão pelo cometimento do crime de descaminho e foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal de Naviraí para os procedimentos legais.
O veículo, junto com todas as mercadorias apreendidas, foi encaminhado à Receita Federal na cidade de Mundo Novo.
FONTE: TaNaMídia Naviraí

