Iguatemi- Unidades de saúde atenderão mulheres neste sábado com exames preventivos

 

Neste sábado (24) as unidades de saúde de Iguatemi estarão atendendo durante todo o dia, nos horários entre às 7 horas da manhã às 17h com atendimentos específicos para as mulheres. Serão realizados exames preventivos do colo uterino e exames clínicos da mama.

Os atendimentos serão disponibilizados nas unidades de saúde (ESF) da Vila Nova, Vila Rosa e na Vila Operária onde as equipes de saúde estarão de plantão. Para os atendimentos, as mulheres deverão apresentar o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

Fatores de risco do câncer do colo do útero

Início da atividade sexual antes dos 18 anos de idade, pluralidade de parceiros sexuais, tabagismo, higiene precária e uso prolongado de contraceptivos orais. Os vírus do tipo HPV (Papilomavirus Humano) desempenham papel importante na transformação das células cervicais em células cancerosas, particularmente o HPV 16 (50%) e o HPV 18 (20%). A transmissão do papilomavirus humano (HPV) está diretamente associada ao sexo desprotegido e a troca frequente de parceiros.

Prevenção do papanicolau

O rastreamento através do exame do papanicolau continua sendo o melhor método preventivo. A recomendação atual é que ela comece aos 25 anos. A coleta de material para o exame inclui amostras de células da região externa e interna do colo do útero. A eficácia do exame depende da observação de certos cuidados. A mulher deve evitar manter relações sexuais, usar duchas, medicamentos vaginais ou anticoncepcionais locais nos dois dias anteriores ao exame.

Freqüência do Exame

Um por ano, nos dois primeiros anos. Se ambos os resultados forem negativos para displasia ou neoplasia, o exame pode ser feito a cada dois anos. Ele deve ser feito por toda mulher sexualmente ativa, ou que já manteve relações sexuais, depois dos 25 anos. A presença de distúrbios como menstruação muito longa, sangramentos vaginais no meio do ciclo ou depois de relações sexuais pode exigir a frequência maior do exame, a critério medico. Dor e sangramento durante a relação sexual são os principais sintomas, quando o tumor já está em estágio invasivo de desenvolvimento.

Fatores de risco do Câncer de Mama

Estímulos endócrinos como o excesso de estrogênio em circulação no sangue, de origem orgânica ou provocado por exposição a fatores do meio ambiente – como a exposição a pesticidas, plásticos, poluição – aumentam o risco da doença, bem como a idade e herança genética. História de um parente de primeiro grau com câncer de mama antes dos 50 anos, por exemplo, pode indicar predisposição genética familiar associada à mutações em determinados genes. Mulheres que tiveram a primeira menstruação (menarca) precocemente (antes dos 12 anos) e entraram tardiamente na menopausa (depois dos 50 anos), também correm mais risco, assim como aquelas que engravidaram após os 30 anos, ou não tiveram filhos, e fizeram reposição hormonal na menopausa por mais de cinco anos.

Outros fatores de risco importantes são o consumo diário de bebida alcoólica, acima de 30 gramais (o equivalente a dois drinks de bebida destilada); o peso excessivo, especialmente após a menopausa e o sedentarismo. A atividade física e o aleitamento são considerados os principais fatores de proteção contra o câncer de mama.

Métodos de rastreamento

A melhor forma de prevenir o câncer de mama é cultivar hábitos saudáveis de vida, que inclua dieta pobre em alimentos gordurosos, atividade física regular, pouca ingestão de bebidas alcoólicas e nenhum cigarro. Outra forma de prevenção é o rastreamento e identificação da doença nas etapas iniciais, quando são seguras as chances de cura.

Fonte: Anailton Batista- ASCOM

53b884f0ecc7f743c75b73f2953f8e36

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *