MS libera aplicação da 3ª dose em idosos de 60 anos a partir desta terça-feira

Mato Grosso do Sul vai liberar a aplicação da 3ª dose em idosos com 60 anos ou mais a partir desta terça-feira (31), informou o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende. Esse público poderá receber o reforço a partir das novas doses que serão distribuídas aos municípios na terça.

“Amanhã [terça-feira] vamos iniciar acima de 60 anos, desde que esteja dentro do calendário de cada município”, detalhou Resende, explicando que é necessário ter tomado a 2ª dose num período de pelo menos seis meses para poder receber o reforço na imunização.

O complemento é necessário diante de um aumento de mortes da população idosa para covid. “É necessário, já que 82% das mortes nos últimos 30 dias estão nesse grupo acima de 60 anos. A maioria não tomou ou tomou [a 2ª dose] há 6 meses, mas a capacidade adquirida para enfrentar o vírus caiu muito”, informou o secretário.

Além disso, também estão na prioridade para receber a 3ª dose os imunossuprimidos, ou seja, pessoas que possuem doenças graves ou foram transplantadas. “São pessoas renais crônicas que fazem hemodiálise, transplantadas com órgãos maciços ou que têm alguma doença e precisam tomar medicamentos que diminuem sua capacidade imunológica”, pontuou o secretário.

Mais doses para MS

Na tarde desta segunda-feira (30), chegam mais 40.460 doses de vacinas contra covid a MS, sendo 25.250 doses da Astrazeneca, que chegam às 13h35, e 15.210 doses de Pfizer, que desembarcam às 17h35 no Aeroporto Internacional de Campo Grande.

Os lotes serão distribuídos na terça-feira para os municípios do Estado continuarem com a vacinação de adolescentes e aplicação da 3ª dose.

Mato Grosso do Sul é o Estado que mais vacinou a população no País. Aqui, 92,34% da população adulta vacinável maior de 18 anos receberam a 1ª dose do imunizante e 59,14% foram imunizados com a segunda dose. Até o momento foram vacinados 47,30% dos adolescentes vacinados com a primeira dose da Pfizer. Mato Grosso do Sul aplicou até o momento 3.053.113 doses, sendo 1.819.133 com a primeira dose, 996.527 com a segunda dose e 234.729 com dose única.

Fonte: Midiamax

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *