Mundo Novo é um dos cinco municípios beneficiados com restruturação da PM e 3º Pelotão passa a ser 14ª Companhia; prefeito comemora e aponta benefícios

Iguatemi, Eldorado e Japorã passam a ser subordinados a 14ª CIPM

Jandaia Caetano/Tv Sobrinho –

O governador Eduardo Riedel, pouco antes de tirar licença para suas férias, assinou reestruturação da Polícia Militar no Mato Grosso do Sul. O decreto foi publicado no Diário Oficial nesta terça-feira (26) e beneficia cinco municípios do interior.

Mundo Novo deixa de ser o 3º Pelotão da 2ª Cia para se tornar a 14ª Companhia Independente da Polícia Militar. O prefeito de Mundo Novo, Valdomiro Sobrinho, comemorou a conquista e apontou que

“desde 2017, a atual administração trabalha para que esta mudança pudesse acontecer”.

Dentre as melhorias, Valdomiro destacou a melhora na sua estrutura física (como uma reforma ou uma nova unidade) e no aumento de efetivo (atualmente são 27 policiais). Mundo Novo deixa de ser subordinado ao 12º Batalhão de Naviraí e passa a ter o pelotão de Eldorado, a companhia destacada de Iguatemi e os grupamentos de Japorã e Porto Morumbi como subordinados. O pelotão de Itaquiraí permanece ligado ao batalhão de Naviraí.

Prefeito Valdomiro com segurança pública do município em 2021: “Estamos na briga por melhorias desde 2017” (foto: Jandaia Caetano/Semcos)

Outra mudança que deve ocorrer é a troca do comando em Mundo Novo. Como companhia, é obrigatória a posse para o comando de um major. Recentemente, o mundonovense Gessé Camargo Junior se graduou de capitão para major e pode ser uma alternativa. Hoje, ele comanda a 2ª Cia Destacada de Iguatemi. O tenente Vianey Turíbio (atual comandante em Mundo Novo) deve ser transferido para outra unidade.

Segundo o subtente Nilson Silva, de Mundo Novo, além do efetivo e estrutura física, o novo ‘status’ deve trazer força tática própria, assessoria de imprensa e grupo de investigação, além de outros benefícios.

Dourados, Maracaju, Caarapó e Ribas do Rio Pardo também comemoram

Outros municípios do interior também foram beneficiados. Dourados ganhou um batalhão da Polícia Militar Ambiental, o segundo do estado (o primeiro é da capital). A 2ª CIPM de Maracaju passa a ser um batalhão.

No mesmo nível de Mundo Novo, Caarapó e Ribas do Rio Pardo deixam de tem um pelotão e passam a contar com uma companhia. Já a capital, ganhou o Batalhão da Polícia Militar Rural, mas viu ser extinto o Batalhão da Polícia Militar de Guarda e Escolta e a companhia especializada de apoio de Motocicletas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *