Prefeito Lidio recebe representantes do Sindicato Rural diante de mal estar devido á possíveis invasões de fazendas em Iguatemi

Fonte: Anailton Batista – Assessor de comunicação

Em atendimento a uma solicitação do Sindicato Rural de Iguatemi, o prefeito Lídio Ledesma recebeu na tarde desta terça-feira (9), para uma reunião, representantes da entidade para tratar do assunto de possível invasão em áreas rurais no Município de Iguatemi/MS. O Sindicato Rural requereu também, a participação da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), da Polícia Federal (PF) e demais órgãos que entenderam competentes para tratar da demanda, como a presidência da Câmara de vereadores.

Estavam presentes na reunião, além do prefeito iguatemiense, o presidente da Câmara Genésio Boamorte Neto, os representantes do Sindicato Rural Patronal (Hilário Parise e Edson Palla), os proprietários da fazenda Cambará e o vice-prefeito José Roberto Felippe Arcoverde.

As lideranças do Sindicato relataram que haviam convidado o representante da Funai em Iguatemi, porém o mesmo não se fez presente devido à falta de tempo hábil (nas palavras do coordenador) para participação na ocasião.

Diante dos focos de conflitos na comunidade Pyelito Kuê, alguns proprietários rurais presentes narraram situações vivenciadas nas suas propriedades, o que motivou a procura às autoridades locais.

Iniciada a reunião, a palavra foi dada ao Prefeito Municipal, Sr. Lídio Ledesma, que colocou o Município de Iguatemi à disposição do Sindicato Rural de Iguatemi, a fim de intermediar uma solução pacífica do conflito, inclusive, colocando a Administração à disposição para, se necessário contribuir com a solução. “O Município é contra quaisquer invasões ilegais e vamos buscar o diálogo entre as partes, envolvendo instâncias estaduais, prevalecendo o consenso e o bem-estar da nossa população, tanto na classe ruralista quanto na classe indigenista”, disse o prefeito.

Ao final da reunião, foi lavrada uma Ata com o registro do que foi tratado e ainda o compromisso de envio por meio de ofício para os órgãos na esfera de Estado e da União. Uma outra reunião ficou marcada para acontecer na próxima quinta-feira na Câmara de Vereadores envolvendo a Prefeitura, Câmara, FUNAI, Sindicato Rural e representantes dos proprietários rurais, Associação Comercial e Industrial de Iguatemi.

”É importante valorizar a reunião junto com a classe dos produtores rurais e em diálogo com a comunidade indígena. Estamos preocupados com a instabilidade que possíveis invasões e conflitos internos na comunidade possam ocorrer em função de divergências de posições das partes e neste sentido vamos buscar dar nossa parcela de contribuição para que as partes cheguem numa solução pacífica”, concluiu o prefeito Lídio Ledesma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *