Secretário de Agricultura de Japorã busca parcerias para fortalecer cooperativismo no município

Assessoria

Uma importante visita aconteceu recentemente no município de Japorã, MS, envolvendo o Secretário de Agricultura Vitor Cunha, conhecido como “Malakias,” juntamente com Hamilton da Agraer, Rudimar Moisés, técnico em agropecuária, e Hélio, morador do Assentamento Indianápolis. O objetivo da visita foi conhecer a Cooperativa de Comercialização e Reforma Agrária União Camponesa, mais conhecida como COPRAN, localizada no Assentamento Dorcelina Folador, na cidade de Arapongas, Paraná.

Essa visita foi parte de uma iniciativa para buscar parcerias e entender como funciona o cooperativismo, com o intuito de implementar práticas semelhantes em Japorã. A COPRAN tem sido um exemplo notável, atendendo produtores de leite de assentamentos e agricultura familiar em várias regiões do Paraná, incluindo Arapongas, Apucarana, Londrina e Maringá.

Atualmente, a cooperativa beneficia em média 36.000 litros de leite por dia, atendendo mais de 420 produtores de leite situados em mais de 20 municípios nas regiões Norte, Centro-Oeste e Noroeste do Paraná. A eficiência e o sucesso da COPRAN chamaram a atenção do Secretário de Agricultura de Japorã e sua equipe.

Em Japorã, no Assentamento Indianápolis, existe uma estrutura de laticínios atualmente parada. A intenção principal da visita foi entender como a COPRAN opera e, assim, iniciar o processo para reativar essa unidade de laticínios. A COPRAN se mostrou disposta a colaborar, oferecendo-se para visitar as instalações do Assentamento Indianápolis e fazer uma avaliação detalhada para determinar o que é necessário para colocar o laticínio em funcionamento.

Essa colaboração e busca de conhecimento sobre o cooperativismo representam um passo importante para o fortalecimento da agricultura e pecuária em Japorã, com benefícios diretos para os agricultores locais. A visita à COPRAN no Paraná é um exemplo do compromisso de Japorã em apoiar a agricultura familiar e promover a prosperidade em sua comunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *