Sobe para 2,7 mil o número de cabeças de gado que morreram em decorrência do frio em MS

Chegou a 2.725 o número de bovinos mortos em decorrência do frio, em propriedades de Mato Grosso do Sul. A informação é da Iagro/MS (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), que orienta aos produtores que perderam animais a procurar o órgão com urgência.

Nota técnica emitida nesta terça-feira (20) pela Iagro, explica que está realizando inspeção veterinária nas propriedades onde foram registradas morte de animais devido ao frio, para realizar a baixa do estoque do rebanho. Nas situações em que a visita da Iagro não seja possível, o produtor deverá apresentar um laudo veterinário particular para realizar a baixa do seu estoque.

As mais de 2,7 mil mortes de animais foram registradas em 92 propriedades rurais, Nova Andradina foi o municípío com maior prejuízo, onde 32 propriedades registraram a morte de 601 animais nos últimos dias. Em Batayporã, foram 396 animais mortos em 21 propriedades rurais.

Em Aquidauana um único produtor perdeu 386 cabeças de gado e em Rio Verde de MS, 368 animais morreram em uma fazenda. Também há registro de mortes por frio em fazendas d de Corumbá, Nioaque, Anaurilândia, Ribas do Rio Pardo, entre outras.

Animais devem ser descartados corretamente para evitar doenças

A nota técnica emitida pela Iagro orienta os produtores sobre como devem proceder em relação ao descarte dos animais. Existem várias técnicas recomendadas para o descarte correto das carcaças dos animais, sendo que enterrá-los é a mais praticada pelos produtores.

A técnica de enterro possui variações, no geral é cavada uma cova de 1 a 1,2 metro de profundidade, sendo que a largura e o comprimento devem ser adequados ao tamanho e ao total de animais mortos. É necessário evitar enterrar animais onde o lençol freático é próximo da superfície e manter uma distância mínima de 150 metros de fontes de águas. Não se deve enterrar em locais com tendência a inundações ou à erosão.

Em caso de dúvidas ou necessidade de orientação adicional, entre em contato conosco em um de nossos escritório, através do e-mail notifica@iagro.ms.gov.br ou do WhatsApp notifica IAGRO (67)99961-9205.

Fonte:  Midiamax

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *