Nova pesquisa para Senador traz Nelsinho liderando, Zeca em segundo e briga acirrada entre Moka, Harfouche e Betini

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Ranking.

O ex-prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PTB), e o ex-governador e deputado federal Zeca do PT, seguem pontuando como candidatos ao Senado com as maiores taxas de intenção de voto em Mato Grosso do Sul. Se as eleições fossem hoje, eles conquistariam as duas vagas senatoriais que estão em jogo. O cenário é delineado na mais recente amostragem da Ranking Comunicação e Pesquisas.

Ainda assim – e até por causa da candidatura do petista estar sob pendência judicial – é acirradíssima a disputa entre o senador Waldemir Moka (MDB) e o promotor Sérgio Harfouche (PSC) pelo terceiro lugar na preferência dos eleitores, com diferenças alojadas na margem do empate técnico. Existe a perspectiva de a Justiça alijar Zeca das eleições, abrindo teoricamente a chance para a segunda vaga, se for considerada a pontuação que coloca Nelsinho como dono da primeira vaga.

Na consulta espontânea, o ex-prefeito tem 13,08% e é o líder das intenções de voto. Zeca está em segundo, com 7,25%, quase o dobro de Moka (3,83%), seguido de perto por Harfouche (3,33%). No bloco intermediário, três concorrentes: Dorival Betini (PMB), com 1,33%; Marcelo Miglioli (PSDB), com 1,08%; e Soraia Thronicke (1%). Fecham a relação César Nicolatti, do PTC (0,75%); Gilmar da Cruz, do PRB (0,58%); Humberto Figueiró, do Podemos (0,50%); Thiago Freitas, do PPL (0,33%); Mário Fonseca, do PCdoB (0,25%. Anízio Guató,do PSOL, não foi citado.Os indecisos, mais os que acenam com vto em branco ou nulo, são 66,69%.

Como são eleitos dois senadores, a Ranking apurou quais seriam o primeiro e o segundo votos dos eleitores e fez a soma de cada candidato. O resultado em consulta estimulada mostra Nelsinho Trad com bom desempenho na primeira posição, com 38,41% no total do primeiro mais o segundo voto. O segundo é Zeca, com 17,33%. Seguem, pela ordem, Harfouche (14,33%), Moka (13,58%), Betini (11,33%), Miglioli (6,58%), Gilmar (5,33%), Soraia e Figueiró (4,91%), Thiago Freitas (3,16%), César Nicolatti (2,5%), Fonseca e Guató (2,41% cada). Os brancos, nulos e os indecisos são 72,56%. (Soma do primeiro e segundo voto)

Em relação às pesquisas anteriores, além das posições conservadas por Nelsinho e Zeca nas primeiras colocações, na aproximação de Harfouche em Moka e na ausência do senador Pedro Chaves (PRB) – que desistiu de tentar a reeleição -, outros detalhes que chamam a atenção nesta amostragem são o crescimento dos candidatos Betini e Soraia e a presença de uma novidade com bons índices, o vereador Gilmar da Cruz, pela primeira vez incluído numa pesquisa do gênero. Ele é o sétimo na soma do primeiro e segundo votos e é também o de menor rejeição.

REJEIÇÃO – Zeca do PT Lidera a tabela de rejeição entre os candidatos ao Senado, com 28,91% das respostas à pergunta sobre em qual candidato o eleitor não votaria de jeito algum. O segundo mais rejeitado é Nelsinho Trad (7,66%). Menos expressiva é a rejeição de Harfouche (3,25%), Moka (3,16%), Guató (2,91%), Fonseca (1,58%), Nicolatti e Migioli (1,41%), Figueiró (1,25%), Betini (1,16%), Soraia e freitas (0,91% cada) e Gilmar (0,58%). Estão indecisos, querem anular o voto ou votar em branco 44,90% dos entrevistados.

De 29 de agosto a três de setembro a Ranking ouviu 1.200 eleitores e eleitoras de 20 municípios. Com um intervalo de confiança em 95% e margem de erros de 2,83% para mais ou para menos, a consulta está registrada na Justiça Eleitoral com os números MS-320/2018 e BR 5921/2018.

A Ranking coletou os dados nos seguintes municípios; CAMPO GRANDE, SIDROLÂNDIA, MARACAJU, DOURADOS, PONTA PORÃ, AMAMBAÍ, CAARAPÓ, NAVIRAÍ, IVINHEMA, NOVA ANDRADINA, RIO BRILHANTE, CORUMBÁ, MIRANDA, AQUIDAUANA, ANASTÁCIO, SÃO GABRIEL DO OESTE, COXIM, PARANAÍBA, APARECIDA DO TABUADO e TRÊS LAGOAS.

Fonte: Diário da Mídia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *